Pilates para escoliose: conheça 4 benefícios proporcionados

Pilates para escoliose é um dos métodos de tratamento indicados, já que a técnica ajuda na redução dos efeitos desse tipo de problema na coluna. Neste artigo, você vai ver 4 benefícios promovidos e outros assuntos do tema, continue a leitura!

Pilates para escoliose, se você tem esse problema de coluna tem no método um grande aliado no combate às dores provocadas pela curvatura da coluna. Portanto, o pilates valor é certamente um investimento que vale a pena.

Além disso, o pilates para escoliose é uma prática abrangente, indicada para todos os tipos de escoliose como a idiopática, congênita e a neuromuscular. 

Mais que um investimento na melhora da condição, a aula de pilates terapêutico é prazerosa, contribuindo assim para o bem-estar e qualidade de vida.

Para que você entenda a prática e as razões que fazem do pilates valor um verdadeiro investimento na saúde, preparamos um conteúdo completo. Acompanhe todos os tópicos que produzimos:

  • Pilates para escoliose: por que a prática é um tratamento eficiente?
  • Veja os 4 benefícios promovidos pelo pilates para escoliose
  • Pilates para corrigir postura: entenda os métodos utilizados
  • Principais exercícios feitos na aula de pilates para coluna
  • Aula de pilates terapêutico proporciona mais que benefícios para a coluna
  • Por que é importante escolher uma academia pilates especialista?
  • PLTS Studio: Academia pilates especializada em tratamento de dor
  • Conheça outras doenças que podem ser tratadas pela prática de pilates

Pilates para escoliose: por que a prática é um tratamento eficiente?

O pilates para escoliose é um método eficiente para quem tem o problema, pois a prática trabalha os grupos musculares responsáveis pela estabilização da coluna.

Por esta razão, quem opta por investir numa academia pilates tem como principal resultado a redução de dores. Isso é promovido pelo equilíbrio postural, que evita a curvatura da coluna.

Com a diminuição de dores, o resultado é menos necessidade de uso de medicações e, é claro, mais qualidade de vida.

Veja os 4 benefícios promovidos pelo pilates para escoliose

Além da redução de dores, o pilates para escoliose proporciona outros benefícios importantes que o tornam um tratamento efetivo para o problema. Veja agora 4 deles:

  • Aumento da capacidade de respiração: na aula de pilates terapêutico é trabalhada a parte respiratória, que promove a conscientização corporal e aumenta a concentração nos exercícios;
  • Mais flexibilidade da coluna: quem tem escoliose tem a coluna enrijecida, que é tratada com exercícios específicos do pilates para corrigir postura, que têm como foco a flexibilização. Ou seja, permite mais liberdade de movimentos e também reduzem as dores;
  • Evita o agravamento da escoliose: aqueles que investem no pilates valor, investem na estabilização do problema, ou seja, no seu progresso. Isso evita possíveis recomendações de intervenções cirúrgicas.
  • Fortalece toda a musculatura: os exercícios do pilates para corrigir postura não somente trabalham grupos específicos, que geram a estabilização da coluna vertebral, mas também outros. Assim, há um fortalecimento geral da musculatura.

Somados estes 4 benefícios, é fácil concluir que se matricular numa academia pilates ajuda a combater não apenas os efeitos da escoliose, mas ajuda na prevenção de outras doenças musculares.

Pilates para corrigir postura: entenda os métodos utilizados

A aula de pilates para coluna é concentrada em três pilares: a preparação, os exercícios específicos e o alongamento.

A preparação consiste na realização do trabalho da respiração, no qual o aluno estabiliza e fortalece a região torácica, parte elementar para a promoção da estabilização do tronco.

Após o trabalho respiratório, a aula de pilates terapêutico segue para a prática de exercícios específicos. Como falamos, esses exercícios atuam em grupos musculares responsáveisla estabilidade da coluna vertebral.

Por fim, é realizado o trabalho de alongamento, que tem como objetivo relaxar a musculatura trabalhada.

Principais exercícios feitos na aula de pilates para coluna

A aula de pilates para escoliose conta com diferentes tipos de exercícios, que como você sabe, trabalham os músculos que promovem a estabilização da coluna.

Um dos exercícios é o Knee Stretches. Este tipo de atividade é realizado como uso de bola, no qual são trabalhados oblíquos, quadríceps e outras partes do corpo.

Outro exercício muito efetuado dentro do programa de uma academia pilates é o Mermaid, que é feito num equipamento específico, no qual o aluno executa os exercícios na posição sentado. Estes exercícios trabalham também oblíquos, músculos da espinha e outros.

Mais uma atividade comum é Side Bend, que também é realizada por meio de equipamento, em que o aluno estende todo o corpo, trabalhando cada parte. 

Aula de pilates terapêutico proporciona mais que benefícios para a coluna

Como falamos, quem investe no pilates valor, faz uma escolha assertiva também no bem estar, já que a atividade gera prazer.

Além do prazer, aqueles que escolhem o pilates valor melhora o sono. Como é de conhecimento, ter boas noites de sono é indispensável para um dia mais ativo.

Outro benefício é o aumento da tonificação dos músculos. Isso significa a obtenção de uma aparência física mais bonita. Aliadas todas estas vantagens, o pilates valor é um investimento na saúde e beleza completo.

Por que é importante escolher uma academia pilates especialista?

É fundamental escolher uma academia especialista em pilates, já que para ter resultados na melhora da condição da escoliose é vital ter conhecimento amplo sobre os tipos de exercícios próprios.

Além do mais, é essencial o uso de equipamentos adequados para a prática dos exercícios. Portanto, opte sempre por uma academia que tenha foco na reabilitação física.

PLTS Studio: Academia pilates especializada em tratamento de dor

A PLTS Studio Oficina do Movimento é uma academia dedicada ao pilates, que é especialista em tratamento de dor. Por isso, ela é opção certa para quem sofre com escoliose.

Além de especializada em tratamento de dor, a PLTS Studio do Movimento tem como diferencial o atendimento personalizado. 

Outro ponto de destaque da academia é a excelente infraestrutura, que promove um treinamento seguro e confortável para os alunos.

Desta forma, quem procura unir qualidade de estrutura, alta especialização e atendimento customizado, tem a PLTS como o melhor investimento. 

Conheça outras doenças que podem ser tratadas com a prática de pilates

Além de escoliose, o pilates é uma atividade recomendada para o tratamento de outros tipos de doenças, como a protusão discal, hérnia de disco e desvios posturais diversos. 

Neste post, que foi relacionado aos benefícios do pilates no caso de quem tem escoliose, você, mais que conhecer os benefícios promovidos, também conheceu mais sobre os métodos e exercícios realizados.

Aqui também conheceu a PLTS Studio Oficina do Movimento, que é especialista no tratamento de dor.

Finalizamos o post, convidando você a marcar uma aula experimental na PLTS e conhecer mais sobre a prática. Venha e faça parte das pessoas que conquistaram melhora na qualidade de vida!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados