Pilates para crianças: auxilia no desenvolvimento e crescimento na infância

Você sabia que o pilates para crianças ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos? Essa atividade física agrega diversas vantagens e faz com que a criança crie o hábito saudável de praticar exercícios, o que é essencial tanto para a saúde, quanto para diminuir o tempo de uso de aparelhos tecnológicos. 

Antes de mais nada, é importante dizer que as crianças podem – e devem – praticar exercícios físicos. O pilates para crianças é uma excelente forma de apresentá-los para elas, pois não exige muita força e ainda pode ser muito divertido. 

Além disso, o pilates para crianças pode melhorar a postura e flexibilidade, proporcionando aos pequenos novas experiências motoras que irão contribuir para um bom crescimento na infância. Incrível, né? 

Pensando em todos os benefícios do pilates para crianças, preparamos um conteúdo especial em que você vai saber as principais informações e, também, dúvidas sobre o pilates para crianças. Confira: 

  • Conheça os 10 principais benefícios do pilates para crianças
  • Baby pilates: conheça o método que promove mais conexão da mãe e do bebê 
  • Pilates infantil: entenda como funciona e saiba quando começar a praticar 
  • Pilates solo para iniciantes: ideal para quem busca mais consciência corporal
  • Pilates valor: é muito caro? Vale mesmo a pena? 
  • Como é uma aula de pilates com bola? 
  • Onde encontrar aula de pilates para crianças? 

Conheça os 10 principais benefícios do pilates para crianças

Antes de falarmos da prática do pilates para crianças e dos cuidados que ela requer, vamos conhecer um pouco mais os benefícios dela para a sua criança?  

Como dissemos anteriormente, o pilates para crianças pode contribuir significativamente para o desenvolvimento e crescimento na infância. E os benefícios dizem como, veja: 

  1. Melhora da coordenação motora; 

  2. Melhora a atenção; 
  3. Evita o surgimento de patologias; 
  4. Melhora a postura; 
  5. Trabalha a consciência corporal; 
  6. Trabalha a socialização e interação; 
  7. Promove alongamento e relaxamento; 
  8. Aperfeiçoa a noção do próprio corpo; 
  9. Melhora o equilíbrio; 
  10. Melhora a cognição.

Agora que você conhece os principais benefícios do pilates para crianças , está na hora de conhecer uma modalidade pensada para mães e seus bebês: o baby pilates. Vamos lá?

Baby pilates: conheça o método que promove mais conexão da mãe e do bebê 

Inserir as crianças no pilates pode ser uma tarefa muito mais fácil quando elas já estão familiarizadas com a prática, sabia? E hoje existe uma maneira muito simples de iniciar a criança desde bebê na prática: o baby pilates. 

O baby pilates é um método novo, pensado na mãe e no bebê. Ele engloba todos os benefícios da prática do pilates e é feito justamente para o momento do puerpério e para que você não fique longo do seu bebê.  

Por isso, com o baby pilates você, mãe, consegue retomar as atividades físicas mais cedo. Estima-se que você pode iniciar no baby pilates 45 dias após o parto, proporcionando ao seu corpo exercícios saudáveis e melhora na saúde mental. 

Além disso, você consegue inserir o seu bebê nas atividades, pois toda a modalidade do baby pilates é pensada para que você possa, também, amamentar e dar atenção ao bebê. 

E esse é um dos grandes benefícios de praticar essa modalidade, já que ela permite fácil adaptação e você não precisa abdicar do seu momento para cumprir as responsabilidades maternas. Incrível, né? 

Pilates infantil: entenda como funciona e saiba quando começar a praticar 

O pilates infantil, bem como qualquer outra atividade física voltada para crianças, requer muita criatividade dos instrutores, para que seja possível manter a atenção das crianças nas aulas. 

Por isso, o maior desafio do pilates infantil está na tarefa de aliar um tratamento e de melhora de desempenho corporal a um público que ainda não possui consciência corporal.

No geral, todos os exercícios propostos no método pilates, seja para adultos ou idosos, é facilmente adaptado para crianças ou repassado de forma mais fácil para o entendimento delas no pilates infantil. 

Assim, o primordial no pilates infantil é que o instrutor consiga utilizar uma linguagem que a criança entenda para que ela consiga executar os exercícios passados e possa desfrutar dos benefícios a longo prazo que o pilates promove. 

Mas mais importante do que adaptar a linguagem, é importante que a criança seja capaz de entender o que está sendo passado durante a prática do pilates infantil, por isso, a idade recomenda para uma criança iniciar no pilates para crianças varia entre 4 a 5 anos. 

Isso porque, antes dos 4 anos as crianças possuem maior dificuldade em realizar as atividades propostas e não compreendem com exatidão os comandos dados pelos instrutores do pilates infantil. 

Pilates solo para iniciantes: ideal para quem busca mais consciência corporal

Você até pensa em fazer pilates, mas não quer ter que usar bola ou outros equipamentos? Então o pilates solo para iniciantes é para você! 

O pilates solo é uma modalidade que exclui o uso de molas, cama e quaisquer outras ferramentas que, em geral, auxiliam na prática dos movimentos. Esse método depende somente da força do seu corpo para realizar os exercícios. 

Por isso, o pilates solo para iniciantes é ideal para busca maior consciência corporal, já que você vai praticar usando somente sua força e poderá ver seu corpo funcionando como um todo. 

Geralmente, a modalidade de pilates solo é encontrada em bons estúdios e é essencial que o seu instrutor ou instrutora reserve atenção maior para corrigir sua postura e evitar futuras lesões, ok? 

Pilates valor: é muito caro? Vale mesmo a pena? 

É muito comum que quem procure um studio de pilates, acabe achando o pilates valor muito caro  e desista de aderir a essa prática tão benéfica para o corpo e para a mente como um todo. 

Entretanto, o pilates valor deve ser considerado com tudo o que agrega, afinal, você não está investindo somente na aula, mas também na estrutura do espaço, no instrutor, nos equipamentos e ferramentas que utiliza. 

E, para manter um bom padrão, pensando sempre no seu bem-estar e melhor qualidade de vida, o pilates valor pode acabar saindo um pouco caro sim. Mas vamos pensar no pilates valor como um investimento para a sua saúde a longo prazo? 

Além disso, se o pilates valor estiver muito fora do seu orçamento, você pode optar por outras possibilidades, como, por exemplo, aulas em grupo, que possuem um preço mais acessível do que ter aulas individuais. 

Além disso, você pode escolher pacotes com pilates valor mais acessível. Para isso, é importante saber que tipo de prática você busca e quais exercícios são fundamentais para o seu biotipo. 

Não tem motivos para não ser um praticante com tantas condições de preço, né? 

Como é uma aula de pilates com bola? 

A aula de pilates com bola é recomendada para todas as pessoas, inclusive grávidas. Ela envolve diversos movimentos e exercícios, que proporcionam vários benefícios para o corpo do praticante. 

Entre os principais treinamentos realizados em uma aula de pilates com bola estão: 

Pilates com bola para músculos abdominais 

Esse movimento ajuda o praticante a tornear o abdômen, ou seja, os músculos da barriga. Para que isso aconteça, é necessário deitar na bola, escorregar o corpo um pouco para frente e manter as costas apoiadas. 

Depois, basta colocar as mãos na cabeça e realizar o movimento de contração do abdômen. É preciso repetir esse movimento de acordo  com a recomendação do seu instrutor para obter resultados. 

Ponte na bola 

Para esse exercício, é necessário se deitar de costas em uma esteira e colocar os pés em cima da bola. 

Após isso, é preciso erguer o corpo, como se fosse uma ponte e, por fim, afastar a bola usando os pés. 

Essa atividade é uma das mais recomendadas para quem busca melhorar a posturar ou diminuir dores de coluna. 

Além dos citados, existem outros exercícios com a bola que podem ser muito benéficos para a sua saúde. O ideal é que o instrutor indique os melhores para você durante a aula de pilates com bola. 

Onde encontrar aula de pilates para crianças? 

Como você leu nesse conteúdo, a aula de pilates para crianças é uma atividade muito vantajosa, especialmente para as crianças em fase de desenvolvimento. Ele promove mais saúde, coordenação, concentração e uma série de outros benefícios. 

E as gestantes ou mamães não ficam de fora, a prática pode ajudar – e muito – tanto durante a gestão quanto no puerpério, e como você viu, é possível praticar até mesmo com o seu bebê. Incrível, né? 

Além disso, você também sabe que mais do que praticar, é importante escolher um local apropriado e de qualidade, né? 

E nós, da PLTS Studio Oficina do Movimento, somos esse local! Somos especialistas em consultoria de movimento e há 5 anos apresentados resultados para a sua dor de forma assertiva e precisa. E o melhor, sem sofrimento. 

Está esperando o quê? Venha fazer uma aula experimental com a gente!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados