Pilates funcional: pode ser feito por qualquer pessoa?

Pilates funcional é um método que traz um grande alívio para quem sofre com dores lombares. Além de combatê-las, a prática ainda proporciona outros benefícios. Conheça quais são eles e se você pode iniciar na modalidade

Pilates funcional tem sido uma modalidade cada vez mais procurada por ser excelente no extermínio de dores lombares, sendo, portanto, um método aliado da qualidade de vida.

Portanto, se você sente aquela dor ao ficar muito tempo sentado, levantar, agachar ou outros movimentos comuns do dia a dia, investir no pilates funcional é uma solução!

Além disso, quem opta por procurar uma academia pilates vai obter outros benefícios importantes para o corpo que irão fazer diferença no bem estar e saúde.

Neste post, você vai conhecer mais sobre o pilates funcional, saber se pode praticar a modalidade e ainda esclarecer dúvidas frequentes que englobam o método. Veja o que você vai conferir:

  • Como funciona o pilates funcional?
  • Quem pode fazer aula pilates?
  • Entenda porque a aula de pilates com bola ajuda na recuperação de lesões
  • Conheça outros acessórios usados na aula pilates
  • É caro aula pilates?
  • Yoga e pilates: diferenças
  • PLTS Studio Oficina do Movimento: a sua academia pilates

Como funciona o pilates funcional?

O pilates funcional une técnicas convencionais da modalidade à prática de exercícios funcionais. O que isso quer dizer? Significa que a categoria trabalha partes do corpo com mais intensidade.

Em poucas palavras o pilates funcional une movimentos mais ágeis aqueles mais lentos que envolvem o treino tradicional, o que faz dele um exercício completo para o corpo.

Desta maneira, o pilates funcional ajuda no fortalecimento da musculatura, flexibilidade, correção da postura, consciência corporal, atenuação de dores lombares e outros benefícios.

Com tantas vantagens proporcionadas, a modalidade cresce a cada dia, já que muitos percebem os resultados de forma rápida e veem assim o pilates valor como um ótimo investimento na saúde.

Quem pode fazer aula pilates?

O título é pilates funcional: pode ser feito por qualquer pessoa? E a resposta é sim! Ele é uma modalidade que tanto pode ser realizada por pessoas sedentárias, que nunca fizeram nenhum tipo de exercício até atletas profissionais.

Mas, por que o pilates funcional é indicado para todos? O motivo é que ele tem pouquíssimas contraindicações, podendo ser realizado por idosos, portadores de deficiência física, obesos e gestante, desde que orientados pelo seu médico.

Desta forma, é fácil afirmar que o pilates funcional é um treino democrático. Ele é ideal para todas as pessoas que querem ficar livre de dores e melhorar o seu condicionamento físico e assim ter mais qualidade de vida no dia a dia.

Com isso, voltamos a finalizar o tópico destacando que o pilates valor é um investimento que você faz no aumento do seu bem estar e ainda é um tratamento eficiente no combate a dores. Você vai entender mais a seguir, acompanhe!

Entenda porque a aula de pilates com bola ajuda na recuperação de lesões

Já falamos no decorrer do texto que o pilates funcional é um aliado no combate a dores lombares e outras. Este benefício é um dos principais atrativos que tem levado muitos a buscarem uma academia pilates para reabilitação de lesões comuns.

A razão que faz da aula pilates recomendada para a eliminação de dores é que a modalidade conta com exercícios que têm ação direta no fortalecimento da musculatura. Isso faz com que haja melhor das dores de específicas regiões do corpo.

Umas das principais atividades do método que visa o fortalecimento muscular é a aula de pilates com bola. O acessório é usado em diferentes exercícios, que juntos trabalham regiões do corpo que mais são acometidas por lesões, como:

  • Quadril;
  • Ombro;
  • Coluna;
  • Joelho.

Além de lesões, os exercícios também são indicados para tratar doenças como tendinite, bursite, artrose e outras, o que torna o pilates valor um complemento eficaz aos tratamentos dessas patologias.

Conheça outros acessórios usados na aula pilates

Para trabalhar todas as partes do corpo, além da bola, na academia pilates são utilizados outros tipos de acessórios como faixas elásticas, rampas, flex ring e outros, que trabalham tórax, pernas e braços.

Por serem usados uma ampla variedade de acessórios, quem investe no pilates valor não vai ficar entediado! A cada aula são utilizados meios diferentes para trabalhar de forma global o corpo, tornando assim a atividade descontraída.

É importante na hora de escolher uma academia pilates conferir se ela usa acessórios em boas condições de uso, que é vital para o bom aproveitamento e segurança. Assim você tem garantia de um pilates valor que realmente vale a pena.

É caro aula pilates?

Se você for analisar todos os benefícios que falamos até aqui, o pilates valor é um investimento que bastante satisfatório. O custo pode variar entre cada academia pilates, contudo, desconfie de preços abaixo do mercado.

Isso porque, uma boa academia pilates investe em professores especializados, equipamentos e acessórios de qualidade como citamos no tópico anterior. Tudo isso faz com que os exercícios tenham a efetividade esperada.

Além disso, a modalidade prevê um treino altamente personalizado. Este fator faz com que o pilates valor possa ser um pouco maior que as categorias de ginástica mais convencionais feitas em academias comuns.

A personalização do atendimento, portanto, é um ponto a ser analisado no momento da escolha da academia pilates.

Yoga e pilates: diferenças

Há diversas pessoas que dúvidas entre yoga e pilates, o que é muito comum já que as técnicas têm como prática similar a realização de exercícios de respiração e movimentos que utilizam o peso do próprio corpo.

Embora tenham essas semelhanças, a yoga e pilates contam com atividades de respiração e exercícios realizados de modos diferentes. Ou seja, cada um possui técnicas específicas de movimentos e concentração.

Entretanto, há ainda outras particularidades entre os métodos da yoga e pilates que os definem bem. 

Por um lado, a yoga é considerada uma filosofia que tem como finalidade a integração do corpo com a mente. Já o pilates tem como um dos seus principais objetivos tratar das dores corporais.

Apesar de ter direcionamento na extinção de dores musculares, o pilates não deixa de trazer benefícios para o bem estar psicológico.

PLTS Studio Oficina do Movimento: a sua academia pilates

Quem busca ter aulas de pilates realmente individualizadas escolhe a PLTS Studio Oficina do Movimento. A academia tem como compromisso atender os clientes de forma única, compreendendo cada necessidade.

Na PLTS Studio Oficina do Movimento você conta também com uma estrutura de alta qualidade e professores apaixonados pela modalidade, que possui muitos benefícios como você pode conhecer nos tópicos que preparamos.

Além dos benefícios, falamos também como funciona, porque é eficiente no combate a dores, diferenças entre yoga e pilates e outros assuntos relacionados ao tema.

Para que você possa conhecer mesmo o pilates funcional, a academia PLTS Studio oferece aula experimental gratuita. Marque já a sua aula! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato


Posts Relacionados

Deixe um comentário