Pilates com aparelhos é o ideal para quem está começando? Descubra aqui!

Pilates com aparelhos tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas que procuram por uma atividade física que eleve a sensação de bem-estar. Curioso para descobrir todos os detalhes? Então continue a leitura e confira!

Desde o começo dos anos 2000 o pilates se transformou em uma das atividades físicas mais praticadas no país.

Isso aconteceu especialmente por alunos que já possuíam alguma experiência ou vivência anterior com exercícios físicos diários.

Evidentemente, tanto a aula de pilates de solo quanto a aula de pilates com aparelhos também atraiu o interesse de pessoas sedentárias e isso é ótimo! 

Contudo, uma das principais dúvidas é sobre a eficiência do pilates com aparelhos para iniciantes. O que você precisa saber antes de iniciar o pilates com aparelhos?

  • Entenda as diferenças entre o pilates solo e o pilates em aparelhos
  • Quais os benefícios em comum de ambas as modalidades de pilates?
  • Qual modalidade de pilates escolher?
  • Como identificar a aula de pilates valor apropriado?
  • Decidindo sobre qual aula de pilates escolher?

Entenda as diferenças entre o pilates solo e o pilates em aparelhos

É sempre importante lembrar que aula de pilates com aparelho, no solo ou qualquer outra atividade física depende de uma avaliação prévia realizada por um médico especialista, a fim de autorizar e orientar as atividades físicas praticadas.

Embora as aulas de pilates valor sejam desenvolvidas para atender inúmeras necessidades e trabalhar especificamente diversas regiões corporais, existem pelo menos duas modalidades de pilates disponíveis em academias ou estúdios.

Primeiramente, falaremos sobre a mais popular, a aula de pilates com bola. Também conhecida como aula de pilates solo, pois a atividade não utiliza nenhum aparelho ou o recurso de grandes proporções para realização dos movimentos.

A aula de pilates com bola é um dos exercícios mais executados durante atlética de pilates no solo e a utilização do objeto permite uma variação de movimentos gigantesca, para que sejam atingidos os objetivos de cada aluno.

Por outro lado, ao contrário da aula de pilates com bola e executado no solo, o pilates com aparelhos requer um estúdio ou academia com recursos mais sofisticados, pois os aparelhos utilizados são robustos e com finalidades diversas.

Conheça alguns dos principais aparelhos utilizados nesse tipo de aula de pilates:

  • Reformer;
  • Chair;
  • Ladder Barrel;
  • Prancha com molas;
  • Cadillac.

O pilates com aparelhos garante um trabalho físico localizado e em algumas situações a modalidade é considerada uma atividade física de maior intensidade e nesses casos, nem sempre a recomendação é para iniciantes.

Quais os benefícios em comum de ambas as modalidades de pilates?

Tanto o pilates com equipamentos quanto as aulas de pilates avançado ou iniciante, praticadas no solo ou com pequenos objetos são exercícios que oferecem grandes benefícios ao organismo, corpo e a mente.

Apesar de algumas sequências e exercícios particulares trabalharem de maneira precisa em determinadas regiões do corpo, de modo geral, podemos definir o pilates como um exercício complementar ou principal para pessoas de diferentes idades e necessidades.

Isso porque, além de melhorar a flexibilidade, o pilates com aparelhos ou realizado no solo também melhora a postura, tonifica a musculatura, contribui com a respiração, aumenta a força física, queima calorias e define.

Vale acrescentar também que através de orientação médica, aula de pilates com aparelhos ou no solo pode ajudar na recuperação de pessoas que sofreram algum acidente ou doença que limite os seus movimentos. 

É isso mesmo! Talvez você não saiba, mas é possível indicar a prática de pilates com aparelhos ou com bola em complementação ou substituição das sessões de fisioterapia.

Lembre-se: a fisioterapia que utiliza pilates com equipamentos ou no solo requer indicação médica e acompanhamento periódico do profissional para garantir uma recuperação segura do aluno, ok?

Qual modalidade de pilates escolher?

Como você pode perceber, a aula de pilates com equipamentos e o pilates executado no solo oferecem benefícios similares, mas também podem atuar de maneira específica dependendo de cada caso.

Além disso, aula de pilates com aparelhos é geralmente conhecida por ser uma modalidade de pilates avançado, destinada aos alunos que não estão no grupo de sedentários e que já praticam alguma atividade física regular.

Portanto, para quem procura uma aula de pilates avançado, sem dúvida alguma, os exercícios e métodos aplicados em equipamentos são os mais indicados devido a sua intensidade e grau de dificuldade maior.

Contudo, mesmo para os praticantes de pilates avançado, a orientação e acompanhamento profissional é indispensável, uma vez que a execução incorreta de pilates pode resultar em enormes prejuízos ao corpo e a sua saúde.

Por esse motivo, todas as aulas de pilates realizadas com aparelhos, mesmo as aulas de pilates avançado, são ministradas em pequenos grupos de alunos, em duplas ou mesmo individualmente. 

Aliás, o modo com que são divididas as turmas e aulas de pilates avançado, intermediário ou iniciante são alguns dos fatores que justificam e interferem no pilates valor adequado e justo. 

Como identificar a aula de pilates valor apropriado?

Como foi dito anteriormente, o modo de divisão dos alunos, durante as aulas, é uma das características que impactam no critério de avaliação sobre o pilates valor justo. 

Por exemplo, uma aula de pilates ministrada individualmente pode exigir um investimento financeiro superior se comparado aos exercícios de pilates praticados em grupo em dupla, ainda que a academia ou estúdio seja o mesmo.

Por outro lado, alguns estúdios e academias de pilates também aplicam valores diferentes para o pilates com equipamentos e as aulas de pilates realizadas no solo, com preço maior e mais em conta, respectivamente.

Todavia, a aula de pilates valor justo é aquela que atende às suas necessidades e expectativas, além de proporcionar bem-estar, disposição, saúde, satisfação e aceitação do seu corpo. 

Por isso, tenha em mente que a prática do pilates requer investimento financeiro acima do que é praticado em outras atividades físicas convencionais, como a dança e musculação.

Portanto, leve em consideração todas as relações custo-benefício que as aulas de pilates são capazes de oferecer, para então chegar à conclusão sobre o pilates preço justo foi percebido. 

Decidindo sobre qual aula de pilates escolher?

Então entre em contato agora mesmo com a PLTS Studio – Oficina do Movimento!

Somos uma academia com conceito inovador e moderno, focada no bem-estar dos nossos alunos e no desenvolvimento corporal, independentemente da finalidade. 

Portanto, se está procurando o local certo para realizar aula de pilates com aparelhos, pode ter certeza que a PLTS Studio – Oficina do Movimento é o local certo!

Venha nos visitar e conhecer nosso espaço ou mande uma mensagem pelo formulário abaixo e entraremos em contato com você.

Tenha uma vida mais saudável!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário