Palmilhas posturais: entenda como funciona o tratamento com o uso desse dispositivo

Palmilhas posturais é um tratamento bem procurado para quem sofre com má postura e quer ter uma solução rápida do problema. Se você sente dores nas costas, quadril, pernas ou algum outro lugar relacionado, talvez essa seja sua melhor opção.

Para quem trabalha em pé ou tem problemas com escoliose, ter uma palmilha para escoliose especificamente é essencial, justamente porque quem fica tempo demais em pé ou quem possui escoliose acaba sentindo dores nas costas. 

Essa dor pode ser originada de diversas formas e o recomendado é procurar um médico especialista, como um fisioterapeuta, para a análise e exames.

Isso porque somente com bons exames e estudos você saberá qual o tipo de palmilha para coluna é ideal para você. 

Além disso, também é recomendado procurar ajuda em uma academia pilates para desenvolver exercícios específicos para resolver sua dor. 

Quer saber mais sobre esse assunto de palmilhas posturais? Continue acompanhando o conteúdo!

  • Entenda o que são as palmilhas posturais
  • Saiba para que as palmilhas posturais são indicadas
  • Como é feita a avaliação de palmilha para coluna
  • Aprenda mais sobre a confecção das palmilhas
  • Conheça a academia pilates Oficina do Movimento
  • Cuide da sua saúde acima de tudo

Entenda o que são as palmilhas posturais

As palmilhas posturais se adaptam ao formato do pé e tem como objetivo trabalhar o recondicionamento postural de uma pessoa. 

São os pés que sustentam todo o peso do corpo, logo, eles que são responsáveis por fazer com que a postura fique correta. 

Isso porque se os pés não estiverem fortes e saudáveis, as possibilidades de desenvolver problemas em outras partes do corpo, em especial a coluna, são grandes. 

Não à toa, sem o devido tratamento, o nosso corpo tende a trabalhar para compensar alguns problemas, como uma adaptação, levando a posturas erradas e desvios de coluna, por exemplo.

Com isso, as palmilhas posturais são recomendadas para tratamentos e prevenções, ou seja, evita que o paciente sinta dores ou desenvolva outros problemas de saúde.

O tratamento tem um custo acessível e seu resultado é rápido e seguro.

Saiba para que as palmilhas posturais são indicadas

O tratamento de palmilha para coluna não precisa ser permanente e nem constante, pois elas são indicadas apenas pelo tempo necessário e por alguns problemas, como por exemplo:

  • Dores nos pés, coluna, quadril, joelho, tornozelo;
  • Joanetes severas;
  • Palmilha para quem trabalha em pé;
  • Artroses;
  • Fraturas por repetição de movimentos;
  • Diferença no tamanho das pernas;
  • Palmilha para escoliose;
  • Tendinites, entre outros.

Entretanto, cada tratamento precisa ser acompanhado de algumas outras técnicas, como sessões de fisioterapia supervisionadas por profissionais.

Até mesmo a ida constante a uma academia pilates para o desenvolvimento de exercícios benéficos para a coluna. Essa é uma ótima oportunidade para ter uma vida mais saudável. 

Dessa forma, o resultado do uso da palmilha para coluna será observado por um tempo maior e duradouro, quem sabe até mesmo pelo resto da vida se você tiver dedicação.

A seguir, entenda mais sobre como funciona o uso das palmilhas posturais para escoliose e outros problemas.

Como é feita a avaliação de palmilha para coluna

As palmilhas podem ser utilizadas em qualquer tipo de calçado, sendo tênis casual e de corrida, sandálias ou sapatos de salto, por exemplo. 

Além disso, elas não têm restrição de idade, podendo ser utilizadas por todos, crianças, adultos e idosos, então a avaliação é individual para cada paciente. 

Entretanto, a avaliação é a mesma. São diversos tipos de exames, como medição dos membros inferiores completos, teste de pisada, testes proprioceptivos, plantigrafia e também do exame mais comum, a baropodometria.

Exame de baropodometria

Feito pelos cuidados de um fisioterapeuta, o exame de baropodometria analisa a distribuição da pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade.

Para saber se o paciente precisa usar palmilhas posturais para escoliose, por exemplo, ele fica em uma plataforma que detecta a postura em pé, o equilíbrio postural, o tipo de pé e pisada, entre alguns outros dados.

Aprenda mais sobre a confecção das palmilhas

Um paciente pode precisar de uma palmilha para escoliose por diversos motivos, como para uma perna menor do que a outra, para dores no quadril, ou algum outro motivo diagnosticado pelo médico.

E a palmilha para quem trabalha em pé também costuma ser muito procurada também, já que isso desencadeia dores na coluna, joelhos e outros lugares.

Apesar de tantos tipos de problemas que podem levar a necessidade de uso das palmilhas posturais, a confecção pode variar, mas o EVA é o material mais comum utilizado, levando o preenchimento necessário de acordo com o problema diagnosticado do paciente.

Conheça a academia pilates Oficina do Movimento 

Além do tratamento feito com palmilhas posturais, o indivíduo que sente dores e possui algum dos problemas já citados, é indicado recorrer a outros métodos de ajuda.

Aqui falamos novamente da necessidade de ter uma vida mais saudável com a prática de exercícios em uma academia pilates, por exemplo. 

Por isso, localizada em São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, a PLTS STDO – Oficina do Movimento é um lugar exclusivo de academia pilates.

Além das quatro práticas oferecidas (pilates, neopilates, funcional e progressive fitbol), a academia trabalha com uma degustação gratuita de 7 dias.

Portanto, se você busca ter melhores resultados ao longo do seu tratamento, aumentar seu bem-estar e ter uma vida com maior qualidade, pesquise mais sobre os planos oferecidos.

Cuide da sua saúde acima de tudo

Neste conteúdo você entendeu o que são as palmilhas posturais para escoliose e viu que elas são também indicadas no tratamento de outros problemas. 

Isso porque por meio de alguns exames e análises de um profissional da saúde, como um fisioterapeuta, é possível descobrir quais são os tratamentos que você necessita com o uso da palmilha postural.

A partir de uma boa confecção e acompanhamento, combinado com exercícios de pilates, por exemplo, você obterá ótimos resultados que poderão ser observados pelo resto da vida. 

Por isso, não deixe de pesquisar mais sobre a PLTS STDO – Oficina do Movimento e saiba todos os benefícios que a prática frequente dos exercícios podem te oferecer.

Comece agora mesmo a cuidar mais da sua saúde!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário