Curso de pilates: forme-se no solo e com aparelhos

Curso de pilates pode ser tanto para quem quer se tornar um instrutor profissional ou para quem sente a necessidade de ter uma vida mais saudável por meio de uma formação completa. Então, é hora de entender sobre as práticas e o curso!

Joseph Pilates criou 34 exercícios de pilates para melhorar qualidade de vida e trazer mais saúde para quem se dedica aos exercícios com regularidade e da forma correta.

Existem diversos tipos de pilates que ficam dentro das categorias Original e Contemporâneo, em que o primeiro é seguido à risca com ensinamentos de Joseph, enquanto o segundo é com exercícios mais atualizados após estudos. 

Por isso, o Pilates Contemporâneo é o mais praticado e nele temos a modalidade solo e a com aparelhos, que se diferenciam basicamente pelo uso ou não de aparelhos nos exercícios.

Interessado em fazer um curso de pilates e saber quais são os benefícios que ele trará para sua vida? Continue acompanhando o conteúdo!

  • Comece pelo curso de pilates com aparelhos
  • Tente o Pilates Solo também!
  • Aprenda sobre os princípios de Joseph Pilates
  • Entenda como funciona o curso de formação em pilates
  • Faça um curso profissionalizante de pilates

Comece pelo curso de pilates com aparelhos

A formação em pilates com aparelhos é o jeito mais fácil de executar diversos exercícios, pois ele dispõe de maior agilidade, ajudando o aluno na hora da prática.

Existem 4 aparelhos principais que foram criados por Joseph para a especialização em pilates, são eles: 

  • Cadillac ou Trapézio: considerado o principal aparelho utilizado, ele permite exercícios aéreos e o trabalho do corpo todo de forma diversificada, atendendo todas as necessidades;
  • Reformer: Joseph criou uma sequência de exercícios para esse aparelho, que tem como objetivo trabalhar com o fluxo de força sem sobrecarga nos músculos;
  • Ladder Barrel: os exercícios realizados aqui promovem a extensão e flexão da coluna, quadril e joelho, sendo mais indicada para alunos avançados;
  • Step Chair: possui duas bengaladas laterais e permite uma variedade maior de exercícios, com o principal objetivo de treinar a força muscular, mobilidade articular, alongamento, entre outros.

Entretanto, atualmente existem diversos aparelhos para a prática de curso profissionalizante de pilates valor, com uma variedade muito maior do que os 34 exercícios originais.

Tente o Pilates Solo também!

Conhecido como Pilates Solo, a prática é realizada em um MAT (colchonete) sem a ajuda de aparelhos, no qual a pessoa testa a própria resistência corporal.

Lembra dos exercícios originais criados por Joseph Pilates? Podemos dizer que são um pouco mais difíceis para serem executados sem a ajuda de aparelhos no curso de pilates para fisioterapeutas.

Entretanto, é possível utilizar alguns acessórios, como bola, magic circle, banda elástica, entre outros. 

Além disso, ao longo dos anos também foram criados outros exercícios adaptados e o número passa dos 34.

Uma curiosidade é que Joseph tinha princípios para a execução dos exercícios e que são estudados e seguidos até hoje. Entenda mais adiante. 

Aprenda sobre os princípios de Joseph Pilates

Joseph Pilates, quando começou a desenvolver as práticas do curso de pilates para fisioterapeutas e outros alunos, ele defendia que o objetivo principal era criar a relação entre mente e corpo.

Isso porque ele acreditava que a ativação muscular tinha melhores resultados quando a respiração e a centralização eram bem trabalhados durante os exercícios. 

Com evidências de estudos, foram confirmadas essas teorias de Joseph e até hoje são seguidos os 6 princípios que ele também deixou como ensinamentos para serem seguidos.

Concentração

Com a Concentração o seu corpo executará as práticas do curso de pilates valor da melhor forma possível, o que ajudará de forma incrível para a qualidade dos benefícios e a agilidade em cada movimento.

Centramento

Quando está acionando a sua “powerhouse”, aqui entra o princípio da Centralização, proporcionando o fortalecimento de toda a musculatura que faz a sustentação da coluna.

Não somente isso, mas também ajuda na postura mais correta, movimentação mais fluida e melhor funcionamento de alguns órgãos, como pulmões, intestino e bexiga.

Respiração

Em todos os exercícios é trabalhada a forma correta de respirar que, segundo Joseph, ajuda a manter o sangue oxigenado e sem gases nocivos.

Toda essa dinâmica ajuda na capacidade pulmonar, pressão arterial, postura e evita problemas e doenças respiratórias.

Controle

Aqui é focado o posicionamento do corpo, ajudando na estabilidade da coluna vertebral, entre outras partes do corpo. 

Dessa forma, com o completo controle sobre o corpo, diminui o risco de lesões e influência um maior estímulo das funções cerebrais.

Fluidez

É preciso ter atenção na força com que executa os movimentos. O certo é que não sejam muito rápidos e nem muito lentos, ou seja, devem fluir com naturalidade.

Assim é trabalhado a cognição, afetividade e autoconfiança nos seus exercícios. Preze pela leveza.

Precisão

Os exercícios perdem seus benefícios se forem executados de forma errada. A Precisão dos movimentos são essenciais para ajudar na melhoria da postura, da autoestima e do bem-estar.

Esteja sempre atento para que você não deixe a qualidade de lado.

Ficou mais interessado para começar a fazer seu curso de pilates? Veja um pouco sobre como ele pode funcionar logo abaixo.

Entenda como funciona o curso de formação em pilates

Provavelmente a primeira coisa a ser pesquisada por alguém é sobre curso de pilates valor, certo?

Bom, a especialização em pilates é um investimento não somente para que você gere renda futuramente caso queira se tornar um instrutor, então não se preocupe com a quantia gasta. 

Isso porque você terá inúmeros benefícios na sua saúde, como melhoras na respiração, coluna, músculos de todo o corpo e assim por diante. 

Portanto, saiba que é disponibilizado pela PLTS STDO o curso de pilates para fisioterapeutas ou para quem só procura uma vida mais saudável, composto por módulos teóricos e práticos, seguidos da certificação.

Faça um curso profissionalizante de pilates

Para quem deseja se tornar um profissional, a especialização em pilates envolve as três etapas citadas acima: teoria, prática e certificação.

Com isso, você pode decidir se terá dedicação para ensinar outras pessoas a ter uma vida melhor ou se apenas aplicará para você mesmo os métodos de pilates solo e com aparelhos. 

Entre em contato e veja informações sobre pilates valor, módulos das aulas, práticas que trabalhamos aqui na PLTS STDO. Não perca mais tempo e mude sua vida!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário