Curso de formação em pilates: seja um instrutor certificado

Curso de formação em pilates é o que você está procurando no momento para alavancar sua carreira? Se tornar um instrutor de pilates é uma opção incrível para exercer a profissão e conquistar cada vez mais reconhecimento na área.

A prática de pilates vem ganhando cada vez mais destaque entre as pessoas que buscam uma boa qualidade de vida e bem-estar e não apenas para reabilitação muscular.

Com isso, a quantidade de lugares que passaram a oferecer aulas e curso de pilates completo cresceu muito e vem sendo uma área promissora para atuar como instrutor.

Essa grande procura se deve ao fato de que os exercícios são recomendados para pessoas de todas as idades, desde criança até idosos, inclusive até mesmo para grávidas, desde que sempre sejam acompanhados por profissionais que fizeram curso de formação em pilates. 

Entretanto, se você quer ter um curso para instrutor de pilates de qualidade, o lugar que deve procurar é a PLTS STDO – Oficina do Movimento.

Se você quer entender mais como funciona toda essa área de pilates e o que ela pode te oferecer, continue lendo o texto abaixo!

  • Você sabe o que é pilates?
  • Faça um curso de formação em pilates
  • Se prepare para o mercado de trabalho
  • Aprenda sobre os princípios do pilates 
  • Aprenda tudo em um curso completo de pilates

Você sabe o que é pilates?

Conhecido também como Contrologia, é um método de desenvolver a longo prazo um estilo de vida mais saudável e também um bom condicionamento físico. 

Isso porque essa nomenclatura significa “completa integração entre corpo, mente e espírito”, segundo Joseph Pilates, o criador da prática.

No decorrer de seus anos de prática, ele resolveu abrir o primeiro Pilates Studio em parceria com a sua esposa, onde ministrou um curso de formação em pilates e formou instrutores.

Com isso, a prática começou a se espalhar e o curso para instrutor de pilates passou a ser mais procurado, chegando ao Brasil em 1991.

Hoje, a academia PLTS STDO – Oficina do Movimento fornece um curso completo de pilates de referência em São José do Rio Preto, por exemplo, no estado de São Paulo.

Quer entender melhor como se tornar um instrutor de pilates? Vamos lá!

Faça um curso de formação em pilates

Primeiramente, de acordo com a legislação brasileira, é essencial que você esteja cursando fisioterapia ou educação física, sem necessidade de já estar formado.

Entretanto, se ainda não concluiu a formação, é aconselhável que comece um curso de pilates completo após o terceiro semestre da faculdade, para que já entenda um pouco do assunto.

Curso

Bom, primeiramente é necessário fazer o curso de formação em pilates em uma escola renomada e de confiança como o PLTS STDO, parceiro da maior escola de pilates da américa latina a Voll Pilates Group.

Lá você terá 120 horas totais de aulas e elas são ministradas por três profissionais que já estão na área há muitos anos, somados em 4 mil horas de estudo, com grande experiência e prontos para ensinar um curso de pilates solo ou o que você precisar.

São passados tanto módulos teóricos para aprender sobre a história do pilates e os estudos científicos que acontecem desde a época que foi criado até nos dias atuais, quanto módulos práticos.

Dessa forma, você consegue entender a biomecânica e a aplicação de cada movimento individualmente que é ensinado no curso completo de pilates.  

Prática

A prática te ajudará a alcançar resultados incríveis, por isso frequente muitas aulas para adquirir todo o conhecimento que puder reunir.

Isso porque é interessante que você sinta como é executar os exercícios aprendidos no curso para instrutor de pilates no seu corpo antes de passar para os seus futuros alunos.

Além disso, também se candidate para trabalhar com assistente de algum instrutor já formado, para que assim você consiga entender melhor como é administrado uma aula pela visão do instrutor.

Dessa forma, você já começa a entender como vai montar suas próprias aulas e, quem sabe, também um curso de pilates solo para quem tiver interesse.

Certificação

A PLTS STDO, em conjunto com a Voll Pilates Group, está apta a te entregar um certificado internacionalmente reconhecido, no curso para instrutor de pilates se você se encaixar na exigência de estar cursando educação física ou fisioterapia.

Se prepare para o mercado de trabalho

Ser praticante de pilates pode te ajudar a ter melhor desempenho como instrutor quando possuir o seu certificado e quiser começar a ministrar aulas ou até mesmo repassar um curso de formação em pilates.

Em relação aos locais onde você pode trabalhar, há diversas opções, já que atualmente o pilates está inserido em academias, centros de reabilitação, hospitais, escolas, spas e estúdios específicos.

Além disso, você também pode escolher dar curso de pilates completo atendendo particularmente em domicílio. 

Aprenda sobre os princípios do pilates 

Apesar de parecer muito mais prático do que teórico o curso de formação em pilates, há uma história por trás da criação da modalidade desenvolvida por Joseph Pilates.

Ele defendia que o objetivo principal era relacionar a mente e o corpo ao participar de um curso completo de pilates.

Com isso, foram apresentadas evidências de que ele estava certo, pois os métodos de respiração e centralização na hora de realizar os exercícios, a ativação muscular tem melhores resultados.

Os métodos desenvolvidos por Joseph Pilates possuem 6 princípios que devem ser seguidos por quem quer realizar um curso de pilates solo ou qualquer outro tipo. Veja abaixo:

  • Concentração: com uma boa concentração, o controle do corpo é mais eficiente, resultando em melhor agilidade dos movimentos;
  • Centramento: é preciso dominar a nossa força e ela se encontra na “powerhouse”, que é como Joseph denominou, região da cintura pélvica e escapular;
  • Respiração: em um curso de pilates completo é essencial ensinar como controlar a respiração para ter boa circulação de oxigênio no sangue e evitar gases nocivos;
  • Controle: o controle dos movimentos te proporciona uma maior eficácia nos exercícios e evita que ocorra qualquer tipo de lesão;
  • Fluidez: os seus movimentos precisam fluir com certa naturalidade, leves, mas sem ser muito lentos ou muito rápidos, ou seja, equilibrados;
  • Precisão: os benefícios reais estão na precisão com que você desenvolve os exercícios e estão relacionados com o seu bem-estar. 

Interessante, não é mesmo? Se você ficou curioso para aprender mais, não deixe de começar o seu curso de formação em pilates o quanto antes!

Aprenda tudo em um curso completo de pilates

Após ler todo o conteúdo que reunimos, esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre a importância de um bom curso para instrutor de pilates.

Para se tornar um bom instrutor, não esqueça de continuar sempre praticando como aluno ou como assistente e se prepare para o mercado de trabalho, já que são diversas opções.

Por isso, procure a PLTS STDO para ter as melhores aulas, aprenda todos os princípios do pilates e obtenha o seu certificado de instrutor profissional!

Entre em contato e tenha todos os benefícios do pilates na sua vida!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário