Aula de pilates: conheça 9 benefícios que ela oferece

Praticar aula de pilates com frequência é indicado tanto para pessoas que precisam de reabilitação muscular, quanto para quem quer ter mais qualidade de vida e bem-estar. Mas você sabe como começar essa jornada?

Conhecido por muitas pessoas ao redor do mundo, essa prática vem ganhando cada vez mais força entre as pessoas que desejam fazer pilates para dor lombar, aperfeiçoar a musculatura corporal, corrigir a postura, estimular coordenação motora, entre outras coisas.

Por isso, são exercícios recomendados para crianças, jovens, adultos, grávidas e idosos. Mas, claro, que sempre com acompanhamento de profissionais responsáveis em uma academia de pilates.

Isso porque praticar pilates individual sem instrução pode ser perigoso, pois é capaz de gerar lesões nas articulações e músculos, por exemplo.

Então, que tal entender mais sobre os benefícios que uma aula de pilates oferece e conhecer um pouco a PLTS STDO, academia de referência na prática de pilates? Continue acompanhando o conteúdo!

  • Entenda o que é pilates
  • Coloque em prática os princípios do pilates
  • Conheça os principais tipos de pilates
  • Saiba quais benefícios a aula de pilates oferece
  • Conquiste ótimos resultados 

Entenda o que é pilates

Criado por Joseph Pilates, esse método é capaz de manter um bom condicionamento físico e um estilo de vida saudável para quem o pratica e primeiramente era conhecido como Contrologia.

Essa nomenclatura vinha do significado de que os exercícios desenvolvidos tem o objetivo de alcançar a “completa integração entre corpo, mente e espírito”, segundo Joseph. 

Com o passar dos anos, Joseph conheceu sua esposa e com ela abriu o primeiro Pilates Studio, onde ensinou e formou instrutores de pilates. 

As técnicas foram sendo aperfeiçoadas e chegaram ao Brasil em 1991. 

Hoje há academia de pilates em diversas localidades do nosso país e a PLTS STDO – Oficina do Movimento é uma delas, a qual está localizada em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.

Entretanto, mesmo com os avanços, ainda é seguido os princípios criados por Joseph tanto no pilates individual quanto em grupo. Vamos ver quais são? 

Coloque em prática os princípios do pilates

Você pode fazer aula de pilates para dor lombar, por exemplo, mas o objetivo principal é relacionar a mente e o corpo. 

Isso porque há evidências comprobatórias de que ao utilizar métodos de respiração e centralização na realização dos exercícios de pilates, você gera melhores resultados na ativação muscular.

Dessa forma, é recomendado que os 6 princípios em que as técnicas se baseiam sejam seguidos, para assim ter ótimos resultados na aula de pilates para dor lombar ou qualquer que seja seu objetivo. 

Os princípios são:

  • Concentração;
  • Centramento;
  • Respiração;
  • Controle;
  • Fluidez;
  • Precisão.

Vamos entender melhor? Veja abaixo:

1. Concentração

É por meio da concentração que você conseguirá controlar o seu corpo de forma eficiente para a prática na aula de pilates individual ou em grupo e assim ter mais qualidade e agilidade nos movimentos.

2. Centramento

Joseph Pilates denominou o centro de força do nosso corpo como “powerhouse”, que é a região de músculos entre as áreas da cintura pélvica e escapular.

3. Respiração

Um exercício feito com a respiração inadequada pode desencadear problemas na postura, pressão no assoalho pélvico, aumento da pressão arterial e hiperventilação. 

Assim, quando o exercício é realizado com a respiração certa, que segundo Joseph é expirar com força e depois encher totalmente os pulmões, é a forma de conseguir mais benefícios.

Isso porque é criada uma boa circulação de sangue oxigenado e sem gases nocivos.

4. Controle

Ao realizar os movimentos de forma controlada, a eficácia do exercício é aparente, inclusive evitando lesões em qualquer membro, sendo grandes ou pequenos como dedos, punhos, entre outros.

Por isso há pessoas que praticam o pilates para hérnia lombar, por exemplo.

5. Fluidez

Ao praticar algum exercício é preciso se atentar a como você irá desenvolver os movimentos, pois eles precisam ser leves e não bruscos. 

Sua força sai do centro fortalecido, a “powerhouse” e flui para as extremidades controladamente, nem muito lento ou muito rápido, devem ser naturais.

6. Precisão

Executar exercícios de formas inadequadas na aula de pilates para hérnia lombar fazem com que eles percam seus valores, sem proporcionar benefícios reais.

Além disso, a precisão também é essencial para a postura, que está diretamente relacionada com a saúde e o bem-estar. Preze pela qualidade do exercício.

Conheça os principais tipos de pilates

Agora você ficará surpreso em saber que existem diversas modalidades que tem na academia de pilates da PLTS STDO. Confira:

Pilates Clássico

Pioneira de todas, criada por Joseph Pilates, agrupa exercícios que são executados no solo, e nos aparelhos. Com sequências pré estabelecidas e divididas em básico, intermediário e avançado.

Dessa forma, há a possibilidade de praticar pilates individual ou em grupos de alunos do mesmo nível de aprendizagem (do básico ao avançado).

Pilates contemporâneo

Essa modalidade trabalha sobre os princípios da modalidade clássica, porém com variações modernas, uso de acessórios e até mesmo mesclando outras linhas como NeoPilates, Progressive FitBall, etc.

Funcional Training

Essa é a linha de treinamento funcional, seguindo os princípios da consultoria de movimento. A aula de Funcional Training tem como objetivo fortalecimento muscular e queima calórica.

Além disso, ela pode ser considerada um pilates individual, pois é focada em cada indivíduo para desenvolver, dentro da sua limitação física, os seus resultados.

Burn36 

Essa é nossa aula de alta intensidade realizada em 36 minutos. Esse programa foi desenvolvido para pessoas que querem otimizar seus treinos em menos tempo. 

Baseado nos princípios do Hight Intensity Interval Training, o Burn36 é uma ótima aula rápida e focada no desenvolvimento das habilidades motoras.

HeartZone

HeartZone é nossa aula monitorada de pilates individual. Com o uso de um bracelete, a perda calórica e sua zona cardíaca é mensurada pelo consultor o tempo todo. 

Dessa forma, a alta queima calórica é explorada em segurança e com planejamento. Usamos aparelhos como bolwflex, remo e airbike para acelerar ainda mais esse ritmo cardíaco.

9 benefícios a aula de pilates oferece

Ao longo do texto, citamos diversos benefícios que o pilates pode trazer para quem faz com frequência na PLTS STDO. Vamos dar uma relembrada?

O pilates ajuda a tonificar a musculatura do abdômen e também aqueles músculos que nunca trabalhou. E com os alongamentos, sua flexibilidade também é desenvolvida. 

Com esses alongamentos, a coluna é altamente beneficiada, por isso muitas pessoas fazem pilates para hérnia lombar. Os resultados podem ser observados também na sua postura, que melhora cada vez mais com o tempo.

Outro benefício é aprender a controlar a respiração, pois isso ajuda tanto durante os exercícios quanto para o resto do dia a dia, já que o sistema imunológico é fortalecido de forma que combate doenças, enxaquecas e toxinas.

Além disso, o pilates é utilizado também para a reabilitação de músculos lesionados, pois os exercícios são focados exatamente nisso.

Por fim, o pilates individual ou em grupo, ajuda a construir gradativamente um bem-estar e relaxamento físico e mental, aumentando a qualidade do sono e a disposição para outras atividades diárias.

Conquiste ótimos resultados 

Neste conteúdo, mostramos para você que manter frequência na aula de pilates é algo que te ajudará a ter diversos benefícios ao longo da vida, inclusive para quem procura ajuda no pilates para hérnia lombar. 

Lembrando sempre que não há restrição de idade, contanto que tenha um profissional responsável para auxiliar em todas as práticas.

Por isso, se você ainda não tem o costume de praticar esse método tão incrível de valorização da qualidade de vida, procure a PLTS STDO, a melhor academia de pilates da região e experimente 7 dias sem pagar!

Tenha uma ótima qualidade de vida!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário